Unidade Padrão de Capital (UPC) é um indexador criado como base para calcular a correção monetária de contratos de financiamento de moradias. É considerado a unidade monetária do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Todas as operações do SFH eram feitas em UPCs.
A Unidade Padrão de Capital (UPC) é a unidade monetária utilizada pelo já extinto Banco Nacional da Habitação (BNH) e por bancos ligados ao Sistema Financeiro de Habitação. Serve como base para a correção monetária de contratos de financiamento de casas residenciais.
A UPC tem como objetivo manter a uniformidade do valor unitário em todas as transações do sistema habitacional do país.
Calculadora grátis de correção monetária utilizando o Unidade Padrão de Capital (UPC). Crie aqui seu cálculo!
A seguir, respondemos às principais dúvidas e explicamos como o Unidade Padrão de Capital (UPC)pode influenciar na economia e em suas finanças
Para criar um cálculo de correção monetária utilizando a Unidade Padrão de Capital (UPC) como indexador, utilize o aplicativo Debit Atualiza.
A Unidade Padrão de Capital foi instituída em 1964 como componente do Plano Nacional da Habitação, para a correção monetária dos contratos de financiamento habitacional do SFH. Portanto, a correção monetária dos contratos dessa natureza ficaram indexadas à UPC, com ajuste do saldo devedor no primeiro dia de cada trimestre. A UPC era reajustada segundo a variação da ORTN (Obrigação Reajustável do Tesouro Nacional).
A Unidade Padrão de Capital (UPC) deixou de ser apurada em 01 de março de 1986. Em substituição, foram criadas as OTN (Obrigação do Tesouro Nacional). No entanto, a UPC permanece sendo divulgada trimestralmente para que seja utilizada na correção monetária de contratos habitacionais de longo prazo, assinados antes de sua extinção, em 1986.
O Banco Central do Brasil (Bacen) divulga a Unidade Padrão de Capital (UPC) sempre no início de cada trimestre. Você pode consultar o resultado do indexador em Debit.com.br
Sistema Financeiro da Habitação (SFH) é um mecanismo de financiamento imobiliário criado pelo Governo Federal para viabilizar o acesso ao financiamento de habitações. O principal objetivo era reduzir o déficit habitacional no país. A moeda para transações com o SFH era o UPC.
O UPC servia como referência em contratos de financiamento para diversas finalidades, tais como os de construção, aquisição ou reforma de imóveis residenciais. A UPC era usada como unidade monetária nesses contratos em substituição à moeda de curso forçado, ou seja, a moeda aceita pela economia por força da lei.
Fale com o nosso time especialista e receba ajuda com a ferramenta de cálculos mais completa do mercado
Com o Debit Atualiza, mais recursos estão disponíveis para realizar um cálculo utilizando a UPC. É possível incluir outras demandas em um único cálculo, com relatório completo para baixar ao final